Proposta de Metodologia

1. Realizar oficinas de criatividade e usabilidade de TICs como ferramentas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Fotografia criativa, vídeo experimental, mídias sociais e associativismo, mobilização em Redes para Professor@s e Estudantes da Rede de Educação e funcionários da Fundação Joaquim Nabuco, como projeto de desenvolvimento Pessoal e Profissional.

2. Apresentar sugestões de ferramentas para processos multimeios de ensino-aprendizagem, construção colaborativa de conhecimento via networking ( mooc ), empreendedorismo criativo e mobilização em Redes.

3. Estimular o desenvolvimento de projetos autorais a partir das vivências com as oficinas, para que possamos alimentar a página das "Idéias Brilhantes!", ou seja, estimular tanto a criação de novas idéias, como também, mapear, reconhecer e apoiar idéias já iniciadas nas Redes - identificar agentes protagonistas - Professor@s e Estudantes, e agrupar projetos criativos e empreendedores ( apoio CélulasEMPREENDEDORAS ).

4. Ateliê Criativo para produção indivídual e em grupo de ao menos uma obra arteeducativa em plataforma fotográfica, audiovisual ou blog que deverá ser desenvolvido durante a oficina. Esta produção irá justifcar a eficiencia do projeto, o poder da criatividade em relação ao uso de TICs para desenvolvimento de projetos Inovadores, Associativistas, Interativos e Sustentáveis, tanto nos planos das Plataformas Virtuais, como atuação em Espaços Públicos - Escolas, Faculdades, Praças, Museus, etc.

5. Realização de duas Mostras Coletivas de Artes "ConstelAção EduCriativa!" uma nos Jardins da FUNDAJ Casa Forte, com interseções com o Museu do Homem do Nordeste, uma Mostra Coletiva de ArteEducação, e outra no Engenho Massangana, apresentando  produção arteeducativa das Oficinas e a confraternização da da Rede Amiga que também foi tecida.

5. Estimular a "ArteAmbientação" dos prédios institucionais que irão aportar o projeto, com a arte produzida pela própria Rede durante as oficinas. Isto estimula o desenvolvimento do sentimento de pertencimento, preservação, reconhecimento, auto-estima etc, uma vez que cada Pessoa terá a chance de expor e ambientar aquele espaço que habita, com sua própria arte, e melhor, uma arte que educa e comunica bem estar e sustentabilidade. 

6. Apresentar calendário de continuidade e potencialização do projeto, e propor uma metodologia também em Rede, de análise de resultados. E cada Pessoa vai ser realmente uma Estrela, e ter seu brilho próprio, portanto falará por sí. O importante é manter a Rede em movimento e com resultados e ações EXPANSIVAS e continuadas, mas não é CONTROLE que se busca, e SIM, SINERGIA de talentos complementares, interesses mútuos, incentivo e muita força criativa. Nossa proposta é de uma Rede de Parcerias Institucionais auto-gerenciável, e a mobilização da Rede de Professores e Estuntes criativos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore com suas ideais e reflexões sobre como tornar Educação um processo mais criativo e libertário!